Criar uma reputação na internet é um trabalho árduo, mas recompensador. Em especial para lojas virtuais, pois quanto melhor a reputação, mais clientes e, consequentemente, mais vendas. Então, como melhorar o prestígio do seu e-commerce? A resposta é: aumentando a confiança dos clientes.
Tenha um site com design atraente e funcional
O primeiro fator que impacta diretamente na credibilidade do seu e-commerce e na confiança que o cliente tem no seu negócio é a “cara” da sua loja virtual. Templates prontos com pouca ou nenhuma customização e que oferecem recursos escassos não podem ser a base da sua página. Portanto, invista em um layout atraente, facilmente navegável, com links que levem ao destino proposto e sem aqueles pop-ups aparecendo o tempo todo. Conte com o serviço de um profissional especializado na área para fazer isso!
Proporcione segurança na compra
O quesito segurança é o que faz com que boa parte das pessoas desistam de fazer compras na internet. O medo de ter seus dados divulgados na rede ou ser vítima de algum tipo de golpe repele muitas pessoas que poderiam ser ótimas e-consumers. Sendo assim, invista em mecanismos de segurança de dados para o seu site, como sistemas antifraude, criptografia de dados e selos de qualidade. Quanto mais segurança você oferecer, mais credibilidade terá.
Ofereça conteúdos de qualidade
A criação de conteúdo de qualidade é um dos requisitos básicos para que o seu e-commerce se torne referência na internet e assim tenha maior credibilidade junto ao público-alvo. Não fique preso às descrições de produto, vá além e traga curiosidades, dê dicas, ensine o seu cliente a fazer algo inovador. Isso o motivará a consultar o seu site mais vezes, levando-o a uma interação muito maior com a sua marca.
Disponibilize canais de comunicação
Um e-commerce precisa de mais de um canal de relacionamento com o cliente. Portanto, invista em atendimento telefônico, via chat, via SMS, via e-mail, entre outros, e divulgue-os. Sabendo que poderá entrar em contato com você sempre que for necessário, seu cliente ficará mais tranquilo, contribuindo para a relação de confiabilidade. A agilidade nas respostas também fundamental.
Diversifique as formas de pagamento
Se você pretende atender o seu cliente da melhor forma possível, precisará ter várias formas de pagamento disponíveis. Cartões de crédito e boleto bancário são algumas das opções que você pode oferecer. Quanto mais variedade, maiores serão as chances de agradá-lo e fazê-lo fechar uma compra. Para facilitar, você pode contratar os serviços de um intermediador de pagamentos, como a Gerencianet, PayPal e PagSeguro. Além de não precisar negociar com instituições bancárias, elas ainda oferecem segurança nas transações.
Deixe claros os prazos de entrega
Ao vender um produto no seu e-commerce é preciso informar um prazo para a entrega. Para não furar com o cliente, estipule dois ou três dias a mais do que o previsto. Assim, você evita qualquer problema para que o cliente não seja afetado, pois ele conta com a mercadoria no dia em que você prometeu.
Dê espaço e atenção a comentários e avaliações
Deixar que seus clientes avaliem o processo de compra e o produto é uma maneira de deixá-los à vontade para dar feedbacks. Utilize estas informações para o crescimento do seu negócio e também para que outras pessoas saibam como é a experiência de comprar na sua loja virtual. Para os comentários negativos, sempre dê um parecer, resolva o problema do cliente e depois pergunte se ele se sentiu satisfeito com a solução. Lembre-se que ao responder uma reclamação, você está falando não somente com quem criticou, mas para todos os interessados em comprar na sua loja.
Tenha uma política de privacidade
Informe ao e-consumidor qual é a política de privacidade do seu e-commerce. Faça-o conhecer as medidas de segurança que utiliza para manter seus dados em segredo, bem como se utiliza esses dados para outros fins que não o cadastro da empresa. Jogar às claras é melhor do que ter problemas futuros por falta de informação.
Estabeleça uma política de troca e devolução
Estabeleça critérios para as trocas e devoluções de produtos e informe-os aos clientes. Não se esqueça de que esta política deve estar de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.
Conquistar a confiança e a credibilidade do público em sua loja virtual depende de uma série de medidas que devem ser tomadas antes, durante e depois da compra Então reveja todo o processo do seu e-commerce e analise o que pode ser implementado ou melhorado para seus clientes se sentirem ainda mais satisfeitos e confiantes!