Quanto custa montar um E-Commerce?
Se você está pensando em montar um e-commerce, com certeza já deve ter se perguntado sobre os custos e investimentos necessários para começar este empreendimento. A verdade é que tudo é relativo e não há uma resposta definitiva sem que se faça uma análise completa de todos os fatores relacionados com o processo de criação.
Embora este não seja um processo muito caro, muitos acreditam que montar uma loja virtual pode ser totalmente livre de custos. Isso não é verdade! Então aqui vão alguns pontos que você deve observar para entender o verdadeiro custo de uma loja virtual.
Quais são os custos para montar um e-commerce.
Plataforma
Primeiramente você deve observar o custo da sua plataforma de e-commerce. Aqui os valores vão depender muito das ferramentas e do tipo de serviço oferecido pelo fornecedor. É possível encontrar bons serviços a partir de 5 mil reais, mas dependendo do tamanho e das particularidades do seu empreendimento a conta pode ultrapassar a marca de 30 mil reais – Estamos falando apenas de MONTAR e CONFIGURAR.
Nesse artigo não iremos falar sobre a inserção e configurações devidas de cada produto no sistema – atividades que devem ser muito bem administradas e que exige muito tempo e dedicação.
Para alguns pode parecer exagero, mas lembre-se de que a plataforma de e-commerce pode ajudar seu e-commerce a crescer ou simplesmente acabar com ele. Por isso, ao fazer a sua escolha, esteja certo sobre seus objetivos e não deixe de contar com ajuda de profissionais que lhe orientem.
Divulgação
De nada adianta criar a loja perfeita se ela não está sendo vista. A divulgação é coisa séria e faz toda a diferença entre as pessoas conhecerem a sua marca ou não. Por isso é indispensável investir em estratégias de marketing digital, e não faltam soluções inteligentes e baratas para dar visibilidade a sua loja.
Campanhas de links patrocinados e e-mail marketing são indispensáveis e econômicas, mas você também não pode deixar de investir em SEO, blogs e redes sociais. Entender e utilizar cada uma dessas opções de forma adequada faz toda a diferença na imagem da sua loja e no relacionamento com o cliente.
Estoque
É comum que os lojistas não deem a atenção necessária ao processo de estoque de seu comércio eletrônico, mas esta é uma das etapas mais decisivas no funcionamento do seu negócio.
Sem isso, você corre grandes ricos que vão desde erros na quantidade de produtos até a insatisfação do cliente devido a prazos e falta de disponibilidade. Então, é indispensável que você invista em um bom espaço físico para o estoque e em mão de obra qualificada para administrá-lo.
Como falamos no início do texto, não há uma resposta concreta sobre o custo de um e-commerce. O importante é executar um bom planejamento e pesquisar as soluções que mais se encachem com o seu perfil.
por Quality Press
Montada a loja é hora de divulgar o negócio
O grande custo de uma loja virtual está na divulgação do negócio. Como já dizia Jerry Young, um dos fundadores do Yahoo, um site sem divulgação é como um outdoor no porão da casa, ninguém vê. É por isso que em nossos treinamentos sempre indicamos que seja alocada uma verba maior para a etapa de divulgação da loja virtual.
No caso específico do e-commerce, temos algumas áreas que não podem ficar de fora em uma estratégia de marketing online:
- SEO – Otimização de sites para ferramentas de busca
- Links Patrocinados – Anúncios pagos no Google e outros canais
- E-mail marketing
- Redes sociais
O custo de divulgação da loja virtual
Montar um e-commerce sem preocupação com a divulgação da loja virtual é o famoso tiro no pé. Se na loja física todo mundo fica preocupado com a propaganda, porque agir diferentemente quando o assunto é a criação de uma loja virtual. Elas precisam de muita divulgação seja através de estratégias de SEO ou SEM. Se você não consegue ser listado(a) em ferramentas de busca – ver artigo – em posições de destaque compromete em muito o sucesso do negócio.
O marketing digital desempenha papel fundamental no plano de negócios de qualquer projeto de e-commerce hoje em dia. Relevar essa variável de custo de uma loja virtual é não levar a sério o seu próprio projeto. Dentro de qualquer planejamento esta verba deve ser determinada com bastante critério, pois nos primeiros momentos da loja o uso do marketing digital é bastante intensivo.
Treinamento em comércio eletrônico é investimento
O gerenciamento de lojas virtuais está ficando cada vez mais profissional e sua gestão tem que acompanhar esse movimento. Nem pensar na solução baratinha de passar a administração da loja para “a menina da contabilidade ou de vendas que sabe de Internet”. Não que ela não tenha capacidade para isso, mas em termos de comércio eletrônico é necessário muito mais que conhecimento sobre navegação na rede. É necessário conhecer os mecanismos do e-commerce, não só para gerenciar o negócio, como também para identificar oportunidades e se prevenir contra as ameaças do mercado.
O treinamento tanto na etapa de planejamento para implementação da loja virtual, quanto na etapa de operacionalização do software de gestão, otimização da loja para ferramentas de busca, monitoramento dos acessos – Google Analytics – e outras funções é essencial para o sucesso de um projeto. O treinamento e aperfeiçoamento de pessoal é um item importante da estrutura de custo de uma loja virtual.
Guia de E-Commerce