Você certamente já passou pela situação de querer comprar um produto e, ao concluir o pedido, percebeu que o valor do frete estava muito alto, certo? Esse é um dos motivos que mais geram desistências por parte do consumidor. Portanto, investir em frete mais barato é uma estratégia que pode ajudar a aumentar sua taxa de conversão.
Além do preço atrativo, prazos de entrega e qualidade dos itens, as diferentes soluções de frete tendem a ser um fator decisivo para a compra. Por isso, é importante dar uma atenção especial para esse fator se você pretende vender na internet.
Separamos, neste conteúdo, as principais informações sobre como funciona o frete para lojas online, qual é o frete mais barato e o que você pode fazer para reduzir os custos de envio e aumentar as vendas do seu negócio Vamos lá? 🧐
Quais as vantagens de oferecer um frete mais barato?
Contar com uma estratégia de frete é crucial para o crescimento da sua empresa e fidelização de clientes. Pensando nisso, otimizar o seu fluxo logístico é o ponto de partida para oferecer um frete mais barato.
Muitas vezes, os potenciais clientes abandonam o carrinho ao notarem que o frete custa mais caro do que eles esperavam. Isso acontece porque a maioria das pessoas quer ter a sensação de economia ao realizar uma compra. Seguindo essa lógica, o frete é visto como se fosse um pagamento a mais.
A seguir, confira algumas vantagens de oferecer um frete mais barato ou, até mesmo, um frete fixo:
Atrair mais clientes
É provável que todo consumidor fique satisfeito ao encontrar uma loja com bons produtos e soluções de frete mais barato. Esse é, inclusive, um ótimo argumento para atrair clientes para sua loja online.
O aumento da sua popularidade na internet — em decorrência dos preços das entregas — fará com que cada vez mais pessoas procurem sua página e finalizem uma compra.
Aumentar as vendas
Quando se oferece o frete grátis, por exemplo, mais clientes vão se interessar por sua loja. Portanto, para evitar que o cliente saia da sua página sem concretizar a compra, você pode oferecer a entrega grátis ou outra opção de frete mais barato.
Isso, consequentemente, trará crescimento nas vendas, diminuição na taxa de abandono de carrinho, fidelização de clientes e lucratividade para seu e-commerce. Segundo dados divulgados pela Nuvemshop, por exemplo, as pequenas e médias empresas venderam cerca de R$ 8,2 milhões no dia 28 de abril — que é considerado o Dia do Frete Grátis no e-commerce.
Fidelizar os clientes
Fidelização de clientes é um processo que faz com que os compradores se tornem “fãs” da sua marca e primeiro procurem a sua loja quando precisarem de algum item. Contudo, para ter consumidores fiéis, é preciso oferecer vantagens a eles, como promoções, itens diferenciados e frete mais barato, por exemplo.
Vale lembrar que fidelizar um cliente é mais barato que trazer um novo comprador. Por isso, invista em conceder descontos e benefícios para os fregueses mais frequentes.
Aumentar a competitividade
Quem nunca deixou de comprar um produto em uma loja e foi para a concorrente porque tinha vantagens mais atrativas? Com o frete mais barato é possível ter um diferencial e ser o ponto decisivo para o fechamento da compra.
Portanto, quanto mais barato for o frete, mais chances você tem de atrair novos clientes e vender mais na sua loja virtual.
Qual é o frete mais barato dos Correios?
Para saber como conseguir um frete mais barato pelos Correios, entenda que o processo é simples! Você pode utilizar dois serviços disponíveis: o PAC e o PAC Mini.
Porém, é importante saber que essas entregas são mais lentas e podem ser vantajosas como uma segunda opção. Dessa forma, o cliente escolhe qual solução é mais alinhada ao que ele procura. Antes de continuar a leitura, veja o vídeo abaixo:
Entenda como cada modalidade funciona:
PAC
O PAC é um modelo de entrega econômica que serve para envio de produtos e têm prazos de entrega que variam de acordo com a localização final (a média é de 03 a 10 dias úteis sempre de segunda a sexta-feira).
Porém, não se esqueça de avisar os clientes que pode levar algum tempo até que o código de rastreamento seja disponibilizado para consulta.
PAC Mini
O PAC Mini é um serviço de envio dos Correios voltado para embalagens que abrigam produtos de pequeno volume, com peso máximo de 300 g e medidas de até 4 cm (altura) x 16 cm (largura) x 24 cm (comprimento).
A modalidade permite o rastreamento da encomenda e tem prazo de entrega de até 12 dias úteis.
O que determina o preço do frete?
Existem vários motivos para o aumento do frete durante o processo de compra. Isso acontece porque grande parte das empresas e dos centros de distribuição ficam na região Sudeste — que apresenta números de vendas mais expressivos.
Além disso, outros fatores podem impactar diretamente o preço das entregas e fazer com que o frete fique mais caro. Alguns são:
- Produtos cadastrados com dimensões e pesos errados;
- Tabelas de preço de frete com campos preenchidos incorretamente;
- Produtos volumosos;
- Uso de embalagens grandes para objetos pequenos;
- Mudança de valor do frete das transportadoras;
- Entre outros.
Como conseguir um frete mais barato?
Além das duas possibilidades de frete que mencionamos, existem outras dicas que podem fazer com que você consiga tornar o frete mais barato e, assim, garantir mais vendas e clientes fiéis.
Confira, na sequência, como deixar o frete mais barato na sua loja virtual:
1. Tenha várias opções de transportadoras
O primeiro passo para ter sucesso nas vendas é não se apegar a uma opção de transportadora. Ou seja, é preciso ter pelo menos três opções de frete para oferecer aos seus clientes. Como cada empresa tem um foco e preços diferentes para determinadas localidades, cabe a você e ao consumidor escolher qual é a melhor solução.
Algumas opções de serviços de frete são Frenet e Kangu. Outra possibilidade é procurar pelo fulfillment, que é basicamente uma empresa terceirizada que fica responsável pelo processo de entrega e armazenamento dos pedidos.
2. Faça o mapeamento do valor por região
Ao realizar essa análise, é possível saber se o seu e-commerce está de acordo com o preço cobrado em uma determinada região. Por exemplo: João tem uma papelaria e cobra R$ 5 em cada frete, porém, quer saber qual a média que as empresas estão cobrando.
Para isso, basta realizar o seguinte cálculo:
Valor do mês gasto do frete ÷ Valor de faturamento mensal
3. Reduza o tamanho das embalagens
A cubagem (relação entre o volume e o peso) é um dos parâmetros utilizados na precificação, ou seja, define o preço de acordo com o tamanho da embalagem. Se você tem uma loja e usa embalagens muito grandes para objetos pequenos, é melhor repensar seu processo de empacotamento.
Tanto o peso quanto o espaço são relevantes para as transportadoras, fazendo com que seja preciso apostar em embalagens do tamanho certo para o tipo de produto que você vende. Invista em fragmentos de papel, almofadas de ar e qualquer outro material que sirva como proteção para os pedidos.
4. Implemente estratégias para aumentar o ticket médio
Já pensou que interessante seria aumentar o ticket médio da sua empresa a partir do frete mais barato? Essa é uma excelente técnica para diluir o custo do frete.
Isso ocorre porque quando você oferece um desconto ou frete grátis, o cliente consegue comprar mais produtos dentro da loja, vendo isso como algo vantajoso.
5. Evite devoluções e trocas
Você deve estar se perguntando o que este tópico tem a ver com pagar frete mais barato, certo? Uma opção válida é evitar situações que façam com que seu cliente peça a troca do produto.
Essa atenção é importante porque o processo de logística reversa pode ser oneroso. Além disso, é preciso reenviar o produto para o cliente, aumentando ainda mais os gastos. Por isso, conte com embalagens resistentes que evitem com que ocasione alguma avaria durante a entrega e tenha políticas de troca e devolução muito bem determinadas.
Já sabe como oferecer um frete mais barato para seus clientes?
Oferecer frete mais barato vai, sem dúvidas, aumentar as vendas da sua loja virtual e atrair mais clientes. No entanto, lembre-se de garantir que o valor seja vantajoso para o cliente e não prejudique a área de logística da empresa e a saúde financeira do seu negócio.