Threads atraiu uma enorme base de usuários e está provando ser uma alternativa séria do Twitter. Atualize-se nesta explicação.
O Threads se tornou a plataforma de mídia social que mais cresce na história desde que foi lançada em 5 de julho.
Só na primeira hora, recebeu cinco milhões de inscrições – apenas três meses depois que a Meta confirmou que estava trabalhando em uma alternativa ao Twitter.
O burburinho em torno do Threads é uma grande notícia para os profissionais de marketing, já que muitos têm dado um passo atrás no Twitter após a aquisição de Elon Musk no ano passado, resultando em uma queda de 59% nos gastos com anúncios nos EUA. Os profissionais de marketing agora estão compreensivelmente explorando novas plataformas para hospedar suas campanhas sem comprometer o alcance ou a qualidade.
A Threads é a melhor alternativa para marcas e profissionais de marketing? Aqui está tudo o que você precisa saber…
O que é Threads?
Threads é um novo aplicativo de rede social, operado pela Meta Platforms de Mark Zuckerberg, que está intimamente integrado ao instagram e atualmente disponível apenas em dispositivos iOS ou Android. A Meta descreveu o Threads como “o aplicativo de conversa baseado em texto do Instagram”.
Ele dá aos seus usuários a oportunidade de postar atualizações, compartilhar texto, imagens, vídeos e interagir com postagens de outros usuários por meio de curtidas, repostagens e respostas. Na loja de aplicativos, Threads é descrito como:
- “[Um lugar] onde as comunidades se reúnem para discutir tudo, desde os tópicos que você se importa hoje até o que será tendência amanhã.”
- “Seja o que for que você esteja interessado, você pode seguir e se conectar diretamente com seus criadores favoritos e outros que amam as mesmas coisas – ou construir um público fiel para compartilhar suas ideias, opiniões e criatividade com o mundo.”
Embora o aplicativo seja muito semelhante ao Twitter em vários aspectos, Zuckerberg enfatizou que uma das principais diferenças é o foco em “gentileza” e ser “amigável”. Ele escreveu em sua conta Threads:
- “O objetivo é mantê-lo amigável à medida que se expande. Acho que é possível e será, em última análise, a chave para o seu sucesso.”
- “Essa é uma das razões pelas quais o Twitter nunca teve tanto sucesso quanto eu acho que deveria ter feito, e queremos fazer diferente.”
- “Estamos definitivamente nos concentrando na gentileza e tornando este um lugar amigável.”
Vale notar que o Threads está muito integrado ao Instagram. Tanto que os usuários não podem se inscrever no Threads sem uma conta no Instagram.
Quantas pessoas aderiram ao Threads?
Mais de 100 milhões de pessoas se inscreveram no Threads desde o seu lançamento.
Em sua própria conta no Threads, Zuckerberg comentou sobre o sucesso de seu aplicativo até agora, escrevendo:
- “Os tópicos chegaram a 100 milhões de inscrições no fim de semana.”
“Essa é uma demanda majoritariamente orgânica e ainda nem ativamos muitas promoções.” - “Não posso acreditar que se passaram apenas cinco dias!”
Para dar um contexto sobre o quão significativo é esse número, quando o Instagram foi lançado em 2010 como uma plataforma independente, levou uma semana para chegar a 100 mil.
Quais marcas se inscreveram no Threads até agora?
Nove dos dez principais varejistas, incluindo Walmart e Kroger, já ativaram suas contas no Threads, de acordo com a Federação Nacional do Varejo. A única rede que até agora não foi a Costco
Quando se trata das cinco maiores marcas de consumo, apenas a Reese’s ativou sua conta. E das dez marcas de moda mais populares, apenas a Nike se inscreveu. Acredita-se que isso ocorre porque as marcas estão sendo cautelosas e querem ver como a Threads se desenvolve antes de assumir qualquer compromisso.
No entanto, outros grandes nomes foram mais rápidos com a inscrição e já têm contas ativas, como Calvin Klein, Kith, Allbirds, Shein e Uniqlo.
Quais celebridades se inscreveram no Threads?
Vários rostos famosos se inscreveram no Threads, incluindo Oprah, Jennifer Lopez, Kim Kardashian, Shakira e Sarah Jessica Parker.
A estrela de Sex And The City, Parker, anunciou que se juntou ao Threads em sua conta no Instagram. Ela escreveu:
- “Estou ansioso para que @threadsapp seja uma nova oportunidade de continuar a compartilhar títulos de livros, imagens do meu dia em Nova York e em outros lugares, apoio para nossas bibliotecas, uma costeleta de porco cortada fina divinamente cozida no osso ou qualquer outra coisa que eu acho que mereça seu tempo.
- “Espero que @threadsapp possa vir a ser uma plataforma onde as pessoas sejam gentis, atenciosas, não se sintam encorajadas a ser más, agressivas ou hostis… este pode ser um novo dia.”
Os tópicos terão anúncios?
Atualmente, os profissionais de marketing não têm a opção de comprar espaço publicitário no Threads, no entanto, a publicidade é inevitável e provavelmente se tornará um player significativo na receita geral do Threads.
Na verdade, uma fonte disse ao Axios que a equipe do Instagram já está trabalhando para disponibilizar suas ferramentas de conteúdo de marca em um futuro não muito distante, com anúncios que devem ser introduzidos quando o Threads atingir uma massa crítica. Até lá, os profissionais de marketing são aconselhados a divulgar claramente as parcerias pagas usando hashtags ou texto.
Quais são os benefícios para os profissionais de marketing em estar no Threads?
Embora os anúncios ainda não estejam disponíveis no Threads, as marcas ainda podem se beneficiar da criação de um perfil e, potencialmente, obter alguma quantidade de tráfego orgânico. Tamara Littleton, CEO da The Social Element, tem trabalhado com sua equipe para construir perfis para seus clientes na esperança de gerar tráfego orgânico até que oportunidades pagas estejam disponíveis no Threads. Ela disse ao Digiday:
- “Uma coisa que facilita o processo de transição é o link direto para o Instagram do Threads.”
- “Isso tornará a movimentação de comunicações de marca muito mais fácil.”
Porque é que o Threads não está disponível na UE?
O Threads está disponível em mais de 100 países – no entanto, não está disponível atualmente na União Europeia. Isso se deve a preocupações de que suas operações de privacidade de dados não estejam em conformidade com a Lei de Mercados Digitais da UE.
Carissa Veliz, professora associada do Instituto de Ética em IA da Universidade de Oxford, disse ao Guardian:
- “A Meta não só não mudou seu modelo de negócios, como continua querendo fazer anúncios direcionados, essencialmente publicidade de vigilância.”
- “Para isso, a empresa está tentando coletar o máximo de dados possível e tentando continuar na mesma direção que fez desde o início, apesar de todos os escândalos, apesar da reação pública, apesar dos avisos dos reguladores, apesar das multas. Não está reimaginando seu modelo de negócios para torná-lo um modelo de negócios mais respeitoso com os usuários.”
- “Pode incluir orientação sexual, raça e etnia, dados biométricos, filiação sindical, estado de gravidez, política, crenças religiosas. E todos esses dados podem ser enviados a terceiros.”
Atualmente, não há planos para implantar o Threads em países da UE. No entanto, uma pessoa familiarizada com o assunto disse à Bloomberg que a Meta está aguardando mais orientações sobre a Lei de Marketing Digital para ver se um lançamento na UE será possível em um estágio posterior.
Espera-se que a Comissão Europeia forneça mais detalhes, mas não até setembro. Portanto, uma data de lançamento do Threads nos países da UE ainda não foi confirmada.
Como o Threads rastreará seus usuários?
O Threads coletará uma vasta quantidade de informações sobre seus usuários, da mesma forma que as outras plataformas da Meta, Facebook e Instagrams. Os aplicativos da Meta reúnem e armazenam todos os detalhes inseridos pelos usuários, incluindo informações confidenciais, como:
- Informações sobre saúde e condicionamento físico
- Informações financeiras
- Localização
- Histórico de navegação
- Histórico de pesquisa
- Endereço residencial
- Endereço eletrônico
- Número de telefone
- Câmeras
- Fotos
- Informações de IP
- Tipo de dispositivo a ser utilizado
- Sinais do dispositivo (como sinais Bluetooth, pontos de acesso Wi-Fi próximos e torres de celular)
Além disso, o Threads também armazena dados sobre como seus usuários interagem com as postagens e quem eles estão seguindo.
Este nível aprofundado de detalhes que a Threads armazena sobre seu usuário é o motivo pelo qual as autoridades da UE estão preocupadas com a privacidade dos dados.
O Threads é seguro?
O Threads está aplicando as Diretrizes da Comunidade do Instagram sobre conteúdo e interações. De acordo com esses termos, os usuários devem ter pelo menos 13 anos ou mais, e os usuários com menos de 16 anos (ou 18 em alguns países) receberão automaticamente uma conta privada por padrão. No entanto, os pais ainda são aconselhados a monitorar as atividades de seus filhos online.
Os usuários terão a opção de filtrar suas configurações, o que significa que eles têm controle sobre quem pode respondê-las em textos. Além disso, os usuários poderão bloquear contas indesejadas e quaisquer contas que possam ter bloqueado no Instagram também serão automaticamente bloqueadas nos tópicos.
A Meta investiu mais de US$ 16 bilhões na proteção das pessoas que usam suas plataformas desde 2016 e afirmou que a segurança continua sendo uma prioridade na Threads.
O que você pode procurar no Threads?
Threads é diferente do Twitter no sentido de que você atualmente não pode pesquisar hashtags ou tópicos. No momento, os usuários só podem usar a ferramenta de busca para procurar outros usuários – tanto aqueles que já seguem quanto aqueles que não seguem.
Quando os perfis são apresentados nos resultados de pesquisa de Threads que um usuário ainda não segue, ele terá a opção de segui-los instantaneamente ou visualizar seu perfil completo.
Por que você precisa de uma conta do Instagram para participar do Threads?
A Meta anunciou em seu blog no Instagram que os tópicos seriam vinculados às contas do Instagram das pessoas. Explicando a fundamentação dessa decisão, disse:
- “Nossa visão com o Threads é pegar o que o Instagram faz de melhor e expandir isso para o texto, criando um espaço positivo e criativo para expressar suas ideias.”
- “Assim como no Instagram, com o Threads você pode seguir e se conectar com amigos e criadores que compartilham seus interesses, incluindo as pessoas que você segue no Instagram e além.”
- “Os benefícios dos protocolos abertos de redes sociais vão muito além das maneiras como as pessoas podem seguir umas às outras. Os desenvolvedores podem criar novos tipos de recursos e experiências de usuário que podem facilmente se conectar a outras redes sociais abertas, acelerando o ritmo de inovação e experimentação. Cada aplicativo compatível pode definir seus próprios padrões de comunidade e políticas de moderação de conteúdo, o que significa que as pessoas têm a liberdade de escolher espaços que se alinham com seus valores.
- “Acreditamos que essa abordagem descentralizada, semelhante aos protocolos que regem o e-mail e a própria web, desempenhará um papel importante no futuro das plataformas online.”
- “O Threads é o primeiro aplicativo da Meta concebido para ser compatível com um protocolo de rede social aberto – esperamos que, ao se juntar a esse ecossistema em rápido crescimento de serviços interoperáveis, o Threads ajude as pessoas a encontrar sua comunidade, independentemente do aplicativo que usem.”
Como você pode alterar seu nome de usuário no Threads?
Como seu perfil do Threads está conectado à sua conta do Instagram, certos detalhes são transferidos entre os dois, incluindo seu nome e nome de usuário. Então, para mudar seu nome de usuário no Threads, você precisa alterar seu nome de usuário do Instagram. Para fazer isso, você precisa executar as seguintes etapas:
- Toque no ícone de perfil no canto inferior direito para carregar seu perfil.
- Selecione o botão ‘Perfil do Editor’ que está localizado abaixo da sua biografia.
- Os usuários podem inserir um novo nome de usuário do Instagram no campo Nome de usuário.
- Depois que o novo nome de usuário for inserido, selecione a marca de seleção no canto superior direito para salvar suas novas configurações.
Existem limitações de postagem em Threads?
Há limitações em postagens e vídeos:
- Postagens – Os usuários estão restritos a compartilhar postagens com no máximo 500 caracteres. No entanto, eles podem incluir links, fotos e vídeos.
- Vídeos – Os vídeos não podem ter mais de cinco minutos.
Como funciona o Threads?
Threads é um aplicativo bastante simples de usar que opera de forma semelhante ao Twitter. Veja como começar:
- Certifique-se de ter uma conta do Instagram. Se você não tiver um, precisará se inscrever.
- Baixe o aplicativo Threads e faça login usando seus detalhes de login do Instagram.
- Depois de fazer login, o aplicativo perguntará se você gostaria de seguir as mesmas contas que você segue no Instagram.
- O aplicativo, então, irá sugerir outros perfis para seguir que ele acha que podem ser de seu interesse.
- Em seguida, você pode começar a usar o aplicativo. Seu feed exibirá uma combinação de publicações de pessoas que você segue, bem como conteúdo recomendado. Você pode interagir com essas postagens curtindo-as, respondendo, repostando ou citando as postagens.
- Assim como no Twitter, você também tem a opção de compartilhar postagens, vídeos e fotos em seu próprio perfil.
Como você exclui sua conta do Threads?
Para desativar uma conta, os usuários precisarão acessar a guia de perfil, acessar o menu de configurações no canto superior direito e pressionar o botão ‘Conta’. Os usuários serão questionados se gostariam de desativar seu perfil.
Depois de desativar um perfil, as publicações e interações anteriores de um usuário não estarão mais visíveis no Threads. A desativação de um perfil não afetará os dados coletados pela plataforma nem afetará a conta vinculada do Instagram.
Se um usuário desativar sua conta do Instagram, sua conta do Threads também será desativada. Se um usuário quiser reativar seu perfil, ele pode fazê-lo simplesmente fazendo login novamente no aplicativo.
Se um usuário quiser excluir sua conta em vez de desativá-la temporariamente, ele precisará excluir sua conta do Instagram.
O Threads está substituindo o Twitter?
O CEO da Meta, Zuckerberg, disse acreditar que o Threads será maior do que o Twitter, mas levará tempo.
- “Acho que deveria haver um aplicativo de conversas públicas com 1 bilhão + de pessoas nele”, disse ele. “O Twitter teve a oportunidade de fazer isso, mas não acertou em cheio. Tomara que sim.”
Desde o seu lançamento, Threads certamente tem sido um sucesso até agora. Durante seus dois primeiros dias de operação, o tráfego do Twitter caiu 5% em comparação com o mesmo período da semana anterior. Também caiu 11% em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com a empresa de análise da web SimilarWeb.
Mergulho profundo. Leia a Política de Privacidade Suplementar de Threads para obter mais informações sobre como a Meta compartilha seus dados e como excluir uma conta de Threads.